A Campinas Decor, principal mostra de decoração, arquitetura e paisagismo do interior paulista, inova mais uma vez e abre a 22ª edição ao público nesta sexta-feira, 5 de maio, com uma combinação inusitada de tradição e modernidade.

Em uma área total de 4 mil metros quadrados, um casarão em estilo alemão da década de 1950 e contêineres que seriam destinados ao descarte convivem harmonicamente e dão vida a 45 ambientes internos e externos assinados pelos mais renomados profissionais do setor de Campinas e região.

Até 18 de junho, o imóvel instalado no número 1.591 da avenida Almeida Garret, no Parque Taquaral, bairro nobre de fácil acesso, exibirá o que há de mais moderno em artigos para decoração, revestimentos, mobiliário, luminotécnica, automação residencial e tudo o que envolve esse universo. Também propiciará ao público a oportunidade de conferir, em 14 projetos diferentes, a transformação de contêineres em espaços de moradia, trabalho e convivência.

Forte tendência de construção na Europa e Estados Unidos, devido à questão da sustentabilidade, praticidade e rapidez de montagem, na Campinas Decor eles aparecem individuais, em duplas, com mezanino, varanda e até jardim sobre o telhado, e viram garagem, bistrô e café, escritório compartilhado, pavilhão gourmet, loft, com os mais variados estilos e soluções arquitetônicas.

Se os contêineres chamam a atenção pelo inusitado, os demais espaços também impressionam com soluções surpreendentes e muitas novidades.

“Arrisco dizer que teremos neste ano uma de nossas edições mais inovadoras e ao mesmo tempo harmônicas. O terreno amplo nos possibilitou apostar na demonstração de porque os contêineres despontam no mundo todo como um método construtivo simples e eficiente, que pode ser utilizado de maneiras diversas, e, por outro lado, o casarão com pé direito alto e espaços amplos permitiu a criação de lindos projetos para uma residência”, explica a empresária Sueli Cardoso, uma das organizadoras da mostra.

A empresária Stella Pastana Tozo, sócia de Sueli na organização da mostra, acrescenta que a Campinas Decor 2017 marcará o retorno da mostra a um ambiente residencial, o que é sempre muito bem recebido pelo público.

“Um imóvel residencial aproxima ainda mais a mostra à realidade do visitante, que neste ano irá encontrar uma grande variedade de salas, suítes, banheiros, loft e ambientes voltados aos mais diversos perfis, além de espaços de trabalho e comerciais, como o boteco e o restaurante e bistrô, que serão funcionais”, afirma Stella.

A realização da Campinas Decor em um imóvel residencial não acontecia desde 2014. Em 2016, a mostra teve como cenário um prédio do patrimônio público, o Palácio de Cristal, localizado no Lago do Café, em parceria com o governo municipal para a recuperação do imóvel, e em 2015, em ação inédita no país, ocupou uma área no Shopping Center Iguatemi Campinas.

Capitaneadas por um time de 71 expositores, que mescla profissionais veteranos e estreantes no evento, as obras da Campinas Decor 2017 foram iniciadas no final de fevereiro e consumiram um total de R$ 7 milhões em investimentos, divididos entre a organização, expositores, patrocinadores e fornecedores. A expectativa é receber um público similar ao das edições anteriores, em torno de 32 mil visitantes.

O trabalho de preparação da edição envolveu um verdadeiro exército de profissionais, como pedreiros, pintores, marceneiros, eletricistas, entre outros. Em horários de pico, o cenário de uma Campinas Decor chega a concentrar cerca de 500 pessoas trabalhando ao mesmo tempo. No total, a mostra gerou cerca de 1.500 empregos durante a fase de preparação e outros 100 durante seu funcionamento.

Assim como nas edições anteriores, a organização traçou uma “história da família” para nortear o trabalho dos expositores, mas com uma novidade: “Desta vez, definimos apenas os componentes da família, um casal com um filho e uma filha e, a partir do momento em que os profissionais foram desenvolvendo seus projetos, também foram sendo delineados os demais detalhes, como hobbies e estilo de vida dos moradores, ampliando a liberdade de criação”, explica Stella.

Em 2017, todos os projetos foram pensados e planejados na medida para a família Monteiro, formada por pai, mãe e dois filhos, confira a História da Família Monteiro:

Luís, 49 anos, é empresário, colecionador de arte por paixão, gosta de bebidas sofisticadas. Nos momentos de descanso, aprecia a combinação de charuto com uma boa leitura sobre viagens e negócios.
Isabel é escritora de romances e roteiros. Frequenta museus e mostras de arte. Com 47 anos, não perde a chance de reunir os amigos para degustarem um vinho com jazz. Recentemente descobriu o Instagram e não sai mais de lá.
Matheus, o caçula, está com 8 anos e é apaixonado por Fórmula 1. Ele sonha em pilotar! Entre o videogame e os deveres da escola, o garoto já faz aulas de bateria e diz que vai ser um popstar.
Iara, a filha mais velha da família, está com 18 anos e frequenta a faculdade de Belas Artes. Muito criativa e dedicada, ama pintar e tocar instrumentos musicais desde criança. Famosa no Youtube, tem muitos seguidores no seu canal sobre o cotidiano.

Inspirado no modo de vida dessa família, o time de expositores, formado por arquitetos, designers de interiores, paisagistas, engenheiros civis e engenheiros agrônomos, chegou a um resultado final marcado por projetos inspiradores, que valorizam o bem-estar, funcionalidade e sustentabilidade. Devido ao uso dos contêineres para a ambientação de parte da mostra, muitas técnicas para melhoria do conforto térmico foram apresentadas. Entre elas, o uso de placas especiais e telhado verde, que reduzem a temperatura interna do espaço.

No paisagismo, a novidade fica por conta das plantas preservadas (plantas verdadeiras que passaram por um processo de liofilização), perfeitas para compor os ambientes internos, pois não precisam de nenhuma manutenção ou irrigação e trazem a natureza para perto. Além disso, foi criado no jardim um espelho d’água para a contemplação.

Entre os estilos mais adotados está o contemporâneo, com uso predominante das cores cinza, verde, e tons neutros como nude e marrom. A madeira está presente em muitos ambientes, inclusive servindo de matéria prima para um inusitado lustre. O acabamento com aço corten também aparece como tendência. No quesito tecnologia, destaque para automação dos espaços e uma projeção de aquário na janela de um contêiner, remetendo a uma tranquila paisagem.

NOVOS TALENTOS
Mantendo a tradição de valorizar profissionais que estejam há pouco tempo no mercado, mas tenham grande potencial criador, a organização da Campinas Decor reservou dois espaços da mostra para o projeto Novos Talentos, que contempla expositores com até três anos de formados.

Neste ano, as profissionais escolhidas são as arquitetas e urbanistas Fernanda Moraes e Lídia Martins, autoras do projeto do ambiente Foyer, e as designers de interiores Greice Souza e Gláucia Nunes, que projetaram os Banheiros Públicos.

SOBRE A CAMPINAS DECOR
Criada em 1996, a Campinas Decor consolidou-se como a principal mostra de arquitetura, decoração e paisagismo do interior de São Paulo. Ao longo dos anos, tornou-se uma grande vitrine do trabalho realizado pelos expositores, além de uma oportunidade única para fornecedores e patrocinadores divulgarem sua marca e seus últimos lançamentos. À frente da realização do evento desde 2001, as empresárias Stella Pastana Tozo e Sueli Cardoso transformaram a mostra em um evento de grande visibilidade não só na região, mas em âmbito estadual e nacional.

Os excelentes resultados obtidos ao longo dos anos trouxeram a parceria e a obtenção de patrocínio junto a grandes empresas. Em 2017, o time de patrocinadores é formado por Solução Home Containers, Polo Arqdec, Quattor Esquadrias em PVC, Deca, ENVO e Hunter Douglas. Também foram assinados contratos de apoio com a Ateliê Revestimentos e TECPRAG. A mostra conta, ainda, com apoio técnico da Lattaro Engenharia. Em relação à mídia, o evento tem Correio Popular, Band e GM7 como parceiros.

O post O que é a Campinas Decor? apareceu primeiro em Campinas Decor.